Quando dizemos que está quente ou frio estamos a realizar uma apreciação qualitativa e subjetiva .
Por quê?
Cada sujeito que avalia a temperatura tem ele mesmo uma temperatura que influência a sua medição do ambiente exterior, assim como a temperatura ambiente influência a medição da temperatura de um outro objecto. Por exemplo, se estiver a nevar e brincarmos com neve e de seguida lavarmos as mãos a água da torneira será quente. E se alternativamente estivéssemos à lareira e fôssemos lavar as mãos como classificaríamos a mesma água da torneira?
A temperatura da água da torneira varia em função do ambiente em que o sujeito está assim como depende do próprio estado do sujeito. É esta razão que nos leva a dizer que a avaliação é subjetiva pois depende das circunstancias, da posição do sujeito, assim como do próprio estado do sujeito.
A esta avaliação subjetiva
e qualitativa da temperatura a ciência contrapõe uma avaliação objectiva ( que não dependa da posição nem do estado do sujeito ) e quantitativa ( que seja mensurável,
que se traduza por números e possa ser
assim confirmada e idêntica para todos os sujeitos.
Interessa perceber que a realidade CONHECIDA é criada
pelo próprio cientista. Vejamos como.
o cientista para medir a temperatura teve que:
o cientista para medir a temperatura teve que:
1º criar uma unidade de medida, tal como o metro o é para
medir comprimentos - essa unidade de medida fixou que seriam 0 graus no ponto
de congelação da água e que seriam 100 graus na sua evaporação.
2º sabendo que o mercúrio dilata x por calor y, isto é
que dilata com uma determinada proporção em função da temperatura, criou o
termómetro a mercúrio como instrumento de medida.
O instrumento termómetro dá-nos a temperatura
quantitativamente e objectivamente e por isso a medição realizada por um
sujeito particular será idêntica a
qualquer outra que outro sujeito fizesse no mesmo lugar e circunstâncias e ao
mesmo objecto ( universalidade e intersubjectividade ).
Em conclusão:
1º - A realidade para a ciência é construída porque os fenómenos, os factos científicos só existem
a partir de uma teoria e de instrumentos que estão ao seu serviço e que nos dão
a conhecer tal facto – que antes não eram conhecidos.
2º - Os factos científicos são construídos também porque são objectivos, pois são
concebidos, teorizados matematicamente e conhecidos quantitativamente,
de forma a transmitirem características universalmente conhecidas e
aceites.
3º - A ciência ao construir os factos dá-nos uma nova
visão dos fenómenos e da realidade que não existiria sem a ciência.
Fazendo um confronto com o conhecimento do senso comum:
1º - Este não usa teorias nem instrumentos, o que existe é
o que os sentidos captam de forma imediata.
2º - O senso comum conhece subjectivamente, isto é o
conhecimento depende sempre da posição do sujeito, da sua cultura,
características pessoais e da sua percepção sensorial, daí que o conhecimento
seja qualitativo.3º - A realidade para o senso comum é aquela que a sua cultura e olhar lhe fornecem – e que jamais põe em causa – como poderia por em causa aquilo que os seus olhos vêm?
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