A comunidade política (estado) como espaço de realização da natureza humana: as virtudes e a felicidade.
Segundo Aristóteles, a virtude não é realizável fora da vida social. A
origem da vida social está em que o indivíduo não se basta a si
próprio: não só no sentido de que não pode por si só prover às
suas necessidades, mas também no sentido de que não pode por si,
isto é, fora da disciplina imposta pelas leis e pela educação,
alcançar a virtude. Por consequência, o estado é uma comunidade
que não tem em vista apenas a existência humana, mas a existência
materialmente e espiritualmente feliz; e é este motivo pelo qual
nenhuma comunidade política não pode ser constituída por escravos
ou por animais, os quais não podem participar da felicidade ou de
uma vida livremente escolhida (Pol., 111, 9, 1280 a). E a este
propósito Aristóteles sustenta que há indivíduos escravos por
natureza enquanto incapazes das virtudes mais elevadas e que a
distinção entre escravo e livre é tão natural como a que existe
entre macho e fêmea e jovem e velho (lb., L, 13, 1p60 a).
Nicola Abbagnano, História da Filosofia, Vol. 1
bem interessante isso!!!
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