segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Publicidade - uma forma de manipulação? Resposta 1

Sara Ramos

A publicidade é uma actividade de difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Hoje em dia a publicidade encontra-se espalhada por toda a parte, sendo maioritariamente destinada à venda de um produto ou serviço, utilizando diversos métodos e um planeamento rigoroso. Toda a publicidade tem em conta um público-alvo específico e por isso, esmera-se para apelar aos instintos profundos de um determinado grupo e assim despertar o desejo de compra. Mas é o carácter do orador (Ethos), os sentimentos despertados pelo discurso (Pathos) e o próprio discurso em si (Logos) que fazem toda a diferença quando se trata de persuadir um determinado público a aceitar a tese colocada, neste caso, a compra do produto.
Mas, será que podemos admitir que a publicidade que circula na sociedade de hoje é toda ela manipuladora? Não existirá, portanto, nenhuma réstia de bondade na publicidade?
A meu ver, esta ideia – pressuposta na pergunta – é extremamente exagerada já que não podemos afirmar que toda a publicidade manipula a sociedade.
A manipulação baseia-se em controlar a vontade do outro sem que este se aperceba, sendo que o orador se recusa a ouvir o que outra pessoa diz, tentando enganá-la com um discurso falacioso. Já a persuasão expõe os argumentos tentando convencer o outro a aceitar a tese, sem interferir na liberdade de escolha pensamento deste, sendo a aceitação da tese apresentada dependente apenas do auditório.
Qualquer pessoa com espírito crítico será capaz de não sucumbir as tentações por parte de algumas publicidades de cariz manipulador, e ser capaz de diferenciar aquilo que lhe é necessário daquilo que lhe é supérfluo, mesmo que se sinta tentado. Muitas vezes, somos tentados a comprar um certo produto devido a emoções despertadas pela sua publicidade, sendo isto uma técnica de marketing. Todas as imagens, cores, frases, emoções e valores subliminares são estudados até ao último pormenor com o intuito de chamar a atenção do público e produzir consumo.
Quanto à bondade, creio que esta não desapareceu por completo da publicidade já que esta também tem um grande papel informador sobre diversos assuntos. Por exemplo, no caso de acções de caridade social, organizações não governamentais ou outros organismos cujas publicidades pretendem alertas o público para causas importantes, apelando à boa fé do auditório.

Após uma reflexão, penso que toda a publicidade é apenas persuasiva, pois se tivermos espírito crítico para analisar atentamente a sua mensagem, nunca cairemos numa armadilha de consumismo desmedido.

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