sábado, 5 de dezembro de 2009

Conferência: As relações humanas através da evolução



David Sloan-Wilson, conhecido biólogo e antropólogo americano, fala hoje às 18h00 na Gulbenkian, em Lisboa.
Virgílio Azevedo
16:36 Quarta-feira, 13 de Mai de 2009

Link no final do texto para acesso directo à conferência:http://live.fccn.pt/fcg/


Explicar as relações humanas através da Teoria da Evolução é o objectivo de David Sloan-Wilson , que hoje à tarde (18h00) dá uma conferência na Fundação Gulbenkian , em Lisboa, sobre o tema "Evolução e Relações Humanas".

A iniciativa integra-se na série de conferências internacionais que a fundação tem organizado no âmbito das celebrações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação do seu livro "A Origem das Espécies através da Selecção Natural".

O conhecido biólogo da evolução e antropólogo da Universidade de Binghamton (Nova Iorque) é autor de vários livros destinados ao grande público. O último, "A Evolução para Todos", foi recentemente lançado em Portugal pela editora Gradiva , e é também o nome de uma das disciplinas leccionadas pelo autor na universidade.

O seu propósito é explicar, de uma forma divertida e acessível, como a teoria de Darwin pode mudar a nossa forma de pensar na vida, dando resposta a questões tão variadas do nosso dia-a-dia como a origem biológica dos mexericos, do riso ou da criação artística; por que razão os cães têm as caudas enroladas; ou o que nos podem dizer os micróbios sobre a moral.

Os seus outros livros tratam também de temas aliciantes: as relações entre a evolução e a religião, a evolução e a psicologia do comportamento altruísta, a evolução e a natureza da narrativa. Aliás, o cientista já tinha estado em Lisboa em 2006 onde foi orador numa conferência sobre "A Análise Evolutiva da Religião".

David Sloan-Wilson é um dos proponentes do conceito de selecção de grupo na Teoria da Evolução, que se baseia na ideia de que os genes podem fixar-se ou espalhar-se numa população devido aos benefícios que trazem aos grupos, independentemente do seu impacto nas aptidões dos indivíduos dentro de cada grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário