sábado, 5 de dezembro de 2009

Publicidade 4 - Análise da retórica da publicidade

11.B Ana e Álvaro




1) Auditório – Público-alvo: este cartaz publicitário foca-se mais nas mulheres donas de casa e que desempenham tais funções no seu dia-a-dia.

2) Tese – a ideia que se pretende passar é a de que com o electrodoméstico “Brandt” a mulher fica com todo o tempo para aquilo que precisa, o que é o sonho de qualquer mulher.

3) Logos – A publicidade faz-se à marca de electrodomésticos, contudo, por incrível que pareça, a importância da imagem vai para uma mulher que se apresenta em 4 poses diferentes, ocupando estas 2/3 do cartaz. De salientar que a mulher apresenta-se com um à-vontade de quem está muito tranquila e respira sensualidade e bom gosto. O texto que acompanha a imagem possui a função argumentativa: por um lado refere-se às características do forno e por outro procura persuadir o consumidor a comprar o produto para que “aproveite todos os minutos para fazer o que realmente deseja”.

4) Ethos – Embora o produto seja útil, tratando-se de um electrodoméstico, o que é realçado é a beleza, a elegância, a descontracção, a alegria, a felicidade, a sensualidade, o à-vontade e o bom gosto da mulher, tanto no seu passatempo que a distrai (pintar), no seu papel de esposa do Rui, de mãe e de profissional (arquitecta). Este é o carácter que é incutido na mensagem do anúncio, demonstrado através da imagem.

5) Pathos – O leitor começa por prestar atenção à imagem expressiva e questiona-se sobre o porquê das posições diferentes da mulher, que ainda por cima é muito atraente. Só depois se apercebe que o objectivo do cartaz é influenciar na compra da marca “Brandt”. Esta é uma das técnicas mais usadas na publicidade: captar a atenção do consumidor a partir de algo inesperado, belo e surpreendente; fazê-lo sentir atraído pelo produto.

6) Mensagens subliminares – hipotéticas: A função simbólica das cores remete-nos para um conceito de mulher equilibrada que sabe o que quer e que gosta de viver em plenitude. São colocadas três cores em plena harmonia: preto – simboliza classe, bom gosto, desejo de requinte; vermelho – irreverência da mulher, paixão, pessoa de emoções fortes; branco – ao mesmo tempo que é requintada, é uma mulher simples, tranquila, pura, calma, equilibrada. Se o leitor quer ser ou ter tudo isto, basta adquirir o produto.

7) Valores implícitos e explícitos: ousadia e atenção (expressos na imagem pela esposa do rui e pelo seu cão), sensualidade (expressa na imagem pelo boné característico dos pintores), diversão e harmonia (expressos pela grávida), profissionalismo (expresso pela arquitecta que carrega o canudo que tem todos os seus projectos).
A parte destes valores implícitos, estão todos aqueles que nos são remetidos pelas cores (classe, bom gosto, desejo de requinte, irreverência da mulher, paixão, tranquilidade, pureza, calma, equilíbrio).

8) Falácias informais – hipotéticas: É obvio que por termos um produto, todo o resto que envolve a nossa vida e o nosso quotidiano, ao contrário do que é afirmado pela publicidade, corre obrigatoriamente bem. Podemos considerar, então, que existe uma falácia neste argumento indutivo, implícita no anúncio: Com o produto “Brandt” os seus cozinhados serão melhores. Com o produto “Brandt”, a sua vida será perfeita em todos os campos.

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