sábado, 5 de dezembro de 2009

Publicidade 5 - Análise da retórica da publicidade


11.º B - Tânia e Sara

Auditório:
O auditório compreende mulheres dos 30 a 55 anos, com capacidades económicas avantajadas, que lhes permite viajar enumeras vezes em que, na maioria, são professionalmente realizadas e com um estilo de vida urbano.
Tese:
Não se deve comprar nem usar peles genuinas pois estamos a contribuir para a morte de diversos animais exóticos.
Logos:
Para que se compre peles de animais exóticos, é necessário matá-los.
Se matar estes animais é considerado uma carnificina,
Quem compra estas peles participa na carnificina.

Pathos:
Este cartaz publicitário pertende chocar o auditório, provocando sentimentos de pena pelos animais em causa e um nojo por toda esta carnificina.
Ethos:
A instituição que promove esta causa é a WWF (World Wild Foundation) em que a sua função é conservar e salvaguardar a biodiversidade, bem como todo o nosso planeta. Para sensibilizar as pessoas para a morte destes animais, utilizam imagens chocantes com o intuito de promover a sua causa.
Mensagens sublimares:
Esta publicidade baseia-se numa persuasão sensata pois utiliza argumentos lógico-racionais (Logos) sendo que as provas apresentadas são suficientes.
Não é uma publicidade manipuladora, pois apela à boa fé do auditório e pertende manifestar-se contra algo que julga ser incorrecto.
Valores:
Implícitos: revolta, remorsos, insensibilidade.
Explícitos: carnificina, vida (morte dos animais), tristeza.
Falácias:
Podemos encontrar nesta publicidade falácias do tipo ad terrorem pois invoca consequências negativas para pressionar o auditório a aceitar a sua tese; e ad misericordiam que apela ao sentimento de piedade ou compaixão para conseguir que uma determinada conclusão seja aceite.

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