1. O valor de verdade da conclusão de um raciocínio (ou argumento) não é essencial para determinar a sua validade. Concorda com a afirmação? Justifique.
Texto B
«O conceito é a primeira operação intelectiva na qual o entendimento (faculdade mental de conhecer) reúne na mesma representação geral e abstracta as características e as propriedades comuns a uma espécie ou conjunto de seres ou objectos (...)»
2. Relacione o facto de o conceito ser abstracto com a sua característica de universalidade.
3. Disponha por ordem crescente de extensão os seguintes conceitos:
Utensílio; colher; colher de pedreiro; utensílio manual; objecto; ser inanimado
4. Considerando que a proposição “Todos os alunos são aplicados” é verdadeira, avalie o valor lógico da sua contrária e da sua subalterna. E se for falsa qual o valor de verdade da sua contrária?
5. Distinga a dedução da indução.
6. Esclareça a razão pela qual a dedução é mais segura do que a indução.
7. Considere os seguintes argumentos silogísticos:
A) Todos os físicos são valorizadores das ciências empíricas.
Alguns racionalistas são valorizadores das ciências empíricas.
Logo, alguns racionalistas são físicos
B) Alguns intelectuais são racionalista
Todos os racionalistas admiram a geometria
Logo, todo o que admira a geometria é racionalista.
7.1. Enuncie a Figura e o modo dos silogismos que A) e B).
7.2. Avalie o valor lógico dos Silogismos A e B). No caso de ser inválido justifique
8. Classifique os seguintes argumentos como dedutivos ou indutivos. Justifique.
A) Os alentejanos são lentos, pois o João é lento e é alentejano e também o Manuel é alentejano e é lento.
B) O João sacrifica-se, pois para ser bom aluno é preciso sacrifício.
9. Formalize canonicamente o seguinte argumento dedutivo: estes homens pensam, logo existem.
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