quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Competências do aluno de Filosofia no final do 11.º Ano

No final do 11º ano, os alunos e as alunas deverão ser capazes de:

Recolher informação relevante sobre um tema concreto do programa e, utilizando fontes diversas - obras de referência, suportes electrónicos ou outros - compará-la e utilizá-la criticamente na análise dos problemas em apreço.
Clarificar o significado e utilizar de forma adequada os conceitos fundamentais, relativos aos temas/problemas desenvolvidos ao longo do programa de Filosofia.
Redigir textos - sob a forma de acta, síntese de aula(s) ou relatório - que expressem de forma clara, coerente e concisa o resultado do trabalho de compreensão e reflexão sobre os problemas filosóficos efectivamente tratados.
Participar em debates acerca de temas relacionados com os conteúdos programáticos, confrontando e valorando posições filosóficas pertinentes ainda que conflituantes e auscultando e dialogando com os intervenientes que sustentam outras interpretações.
Analisar textos de carácter argumentativo - oralmente ou por escrito -, atendendo:
à identificação do seu tema/problema;
à clarificação dos termos específicos ou conceitos que aparecem;
à explicitação da resposta dada ou da tese defendida;
à análise dos argumentos, razões ou provas avançados;
à relação de conteúdo com os conhecimentos adquiridos.

6. Compor textos de carácter argumentativo sobre algum tema/problema do programa efectivamente tratado e acerca do qual tenham sido discutidas distintas posições ou teses e os correspondentes argumentos:
- formulando com precisão o problema em apreço;
- expondo com imparcialidade as teses concorrentes;
- confrontando as teses concorrentes entre si;
- elaborando uma resposta reflectida à questão ou problema.
7. Realizar um pequeno trabalho monográfico acerca de algum problema filosófico de interesse para
o estudante, relacionado com algum conteúdo programático efectivamente abordado e metodologicamente acompanhado pelo docente nas tarefas de planificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário