quinta-feira, 8 de outubro de 2009

termos da argumentação

O que é um argumento?

Um argumento é um conjunto de frases, ou com mais rigor, um conjunto de proposições, no mínimo duas, relacionadas entre si segundo uma estrutura tal que uma e só uma é a conclusão do argumento e uma outra ou outras é/são as premissas do argumento.

Vamos agora esclarecer os termos desta definição:

Proposições: as proposições são frases mas nem todas as frases são proposições. Um a frase interrogativa, uma frase imperativa, uma exclamação, um pedido ou uma promessa não são proposições embora sejam frases. Só são proposições as frases declarativas, ou seja, aquelas em que fazemos afirmações das quais se pode dizer se são verdadeiras ou falsas. Às perguntas pode ou não responder-se, às ordens pode ou não obedecer-se, às exclamações pode ou não reagir-se, as promessas são sinceras ou fingidas, etc.; às afirmações e só às afirmações convém a qualificação de verdadeiras ou falsas.

Conclusão: A conclusão de um argumento é a proposição que se afirma com base na outra ou outras proposições do argumento

Premissas: as premissas (ou premissa) de um argumento são as proposições que são afirmadas (ou supostas) como suporte ou apoio da conclusão.

Estrutura ou forma de um argumento: A estrutura ou forma de um argumento é o tipo de nexo lógico ou de relação inferencial que é estabelecido no argumento entre a(s) premissa(s) e a conclusão. Nem toda a sequencia de proposições é um argumento. É necessário que se verifique uma determinada relação de dependência da conclusão relativamente às premissas, cabendo às premissas dar apoio ou garantia à conclusão.

Inferência: chamamos inferência ao processo de trânsito das premissas para a conclusão: a conclusão infere-se das premissas; as premissas suportam ou sustentam a conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário