FILOSOFIA
– 10.º ANO
Trabalho
de grupo – ano lectivo 2013-2014
Objectivo
do trabalho: analisar e aplicar os conceitos centrais da acção
humana. Desenvolver competências de interpretação e de
discursividade
Tarefas
– problema centrais:
A)
Responder à seguinte questão: o que é a acção humana? A resposta
deve ser dada discursivamente entre 10 e 20 linhas.
B)
Em que medida a acção é específica do homem?
C)
Criar um (ou mais) mapa
conceptual
que articule os conceitos centrais e e sirva de apresentação aos
colegas.
Tarefas
parcelares:
- Para responder às questões centrais deve responder às seguintes questões específicas:
- O que distingue o agir do acontecer?
- Todo o comportamento (fazer) é uma acção humana? Distinguir as acções humanas dos atos do homem.
- O que é a consciência?
- O que é a intenção?
- O que é a vontade? Como distinguir vontade de desejo?
- O que a decisão e a deliberação?
- O que é isso de motivo? Como podemos distinguir motivo de causa?
- Como podemos articular estes conceitos?
|
A
Acção Humana – análise e compreensão do agir
1. A rede
conceptual da ação
1.1. O conceito
de acção
1.2.
Acontecimentos e ações
1.2.1 Acção
voluntária: o papel da consciência e da vontade na
caracterização dos actos humanos.
1.3. Intenções
e desejos: sua distinção e respectiva importância
1.4. Motivos,
fins e projetos
1.5.
Deliberação e decisão
|
Condições:
Temporização:
a desenvolver em 4 aulas e a apresentar numa 5.ª aula.
Grupos
de 3 ou 4 alunos( a decidir na turma)
i)
Trabalho escrito:
Texto: no máximo
de 4 páginas A4, Times 11, espaço 1,5.
Mapa conceptual: 1
página.
ii)
Trabalho apresentado aos colegas: entre 10minutos.
Avaliação:
PROCESSO:
ii) atitudes: cooperação; autonomia e organização e empenho
PRODUTO:
1) Trabalho de aula: a produção escrita;
2) Intervenção e exposição
oral – preparada: apresentação.
Fontes:
- manual – pp. 53-67 e pp.83-85
- Enciclopédia Logos
- Dicionário escolar de filosofia – biblioteca ou http://www.defnarede.com
Sem comentários:
Enviar um comentário