domingo, 27 de outubro de 2013

Trabalho de Grupo 1 - 10,º Ano

FILOSOFIA – 10.º ANO
Trabalho de grupo – ano lectivo 2013-2014

Objectivo do trabalho: analisar e aplicar os conceitos centrais da acção humana. Desenvolver competências de interpretação e de discursividade

Tarefas – problema centrais:
A) Responder à seguinte questão: o que é a acção humana? A resposta deve ser dada discursivamente entre 10 e 20 linhas.
B) Em que medida a acção é específica do homem?
C) Criar um (ou mais) mapa conceptual que articule os conceitos centrais e e sirva de apresentação aos colegas.

Tarefas parcelares:
  1. Para responder às questões centrais deve responder às seguintes questões específicas:
    1. O que distingue o agir do acontecer?
    2. Todo o comportamento (fazer) é uma acção humana? Distinguir as acções humanas dos atos do homem.
      1. O que é a consciência?
      2. O que é a intenção?
      3. O que é a vontade? Como distinguir vontade de desejo?
      4. O que a decisão e a deliberação?
      5. O que é isso de motivo? Como podemos distinguir motivo de causa?
      6. Como podemos articular estes conceitos?



  • Distinguir o fazer do acontecer
  • Explicitar a dimensão voluntária, consciente e intencional dos actos humanos

  • Conceptualizar as noções de agente, de intenção e motivo.
  • Distinguir vontade de desejo

A Acção Humana – análise e compreensão do agir
1. A rede conceptual da ação
1.1. O conceito de acção
1.2. Acontecimentos e ações
1.2.1 Acção voluntária: o papel da consciência e da vontade na caracterização dos actos humanos.
1.3. Intenções e desejos: sua distinção e respectiva importância
1.4. Motivos, fins e projetos
1.5. Deliberação e decisão
Condições:
Temporização: a desenvolver em 4 aulas e a apresentar numa 5.ª aula.

Grupos de 3 ou 4 alunos( a decidir na turma)
i) Trabalho escrito:
Texto: no máximo de 4 páginas A4,  Times 11, espaço 1,5.
Mapa conceptual: 1 página.
ii) Trabalho apresentado aos colegas: entre 10minutos.

Avaliação:
PROCESSO: ii) atitudes: cooperação; autonomia e organização e empenho

PRODUTO: 
1) Trabalho de aula: a produção escrita;
2) Intervenção e exposição oral – preparada: apresentação.

Fontes:

  • manual – pp. 53-67 e pp.83-85
  • Enciclopédia Logos
  • Dicionário escolar de filosofia – biblioteca ou http://www.defnarede.com

Sem comentários:

Enviar um comentário