1 – Sim. Pois podemos
encontrar a definição de filosofia como atividade humana de
interrogação e procura de fundamento e de sentido para o todo –
“o sentido de todas as coisas” - e que afeta a existência do
homem - “é no homem que a filosofia se encontra”.
2 – A filosfia começa
quando nós nos interrogamos sobre o sentido das coisas e
questionando o óbvio. A filosofia como “amor à sabedoria” tem
como caracetrística intrínseca a atividade de questionação, de
problematização, de querer saber a verdade e essa interrogação
sendo um trabalho da razão pede respostas reacionais. Acresce que a
interrogação e os problemas são o grande motor do conhecimento.
3 – é uma ativiadade
racional. Só a razão procura e alcança a universalidade nas
coisas, só a razão cria conceitos, ideias, teorias e leis – seja
ao nível da filosofia, seja ao nível da ciencia. A experiência
permite-nos conhecer os casos particulares, gerir o conhecimento
prático do dia a dia e refutar as ideias gerais ou as teorias.
- Filosófias: III, IV, V
- É uma questão de facto, respondida de forma objetiva e com uma resposta não argumentada. A resposta a essa questão não tem alcance existencial.
- O que é o mal?
5
- b
- a
- a
- a
- b
- d
6 – Universal porque
se aplica a todos os seres de uma classe // Universal porque pode
ser partilhado entre os homens.
7
a) Nenhum homem é
careca
b) Algumas canetas não
escrevem azul
8.1 – conclusão
A) então …
B) Bobi ladra sempre que
me vê
C) os alunos da turma
tirarão boa nota
8.2
A) Dedutivo; B)
Indutivo C) Dedutivo
9
verdade – V. L. da
proposição. Depende da sua adequação à realidade, daí ser sempre uma frase declarativa.
validade – V.L. do
argumento – depende do cumprimento das regras formais da lógica, no caso do argumento dedutivo. neste sabendo que as premissas são verdadeira temos a garantia da verdade da conclusão e sabemos que tendo uma conclusão falsa alguma das premissas é falsa - a não ser que seja inválido. Nos argumentos não dedutivos a validade resulta das premissas sustentarem consistentemente a conclusão, sendo que esta não resulta das premissas por necessidade lógica. como consequência a conclusão é sempre provável e apresenta margem de erro.
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