quarta-feira, 30 de outubro de 2013

correção de teste 1 - 10.º - versão A

1 – Sim. Pois podemos encontrar a definição de filosofia como atividade humana de interrogação e procura de fundamento e de sentido para o todo – “o sentido de todas as coisas” - e que afeta a existência do homem - “é no homem que a filosofia se encontra”.

2 – A filosfia começa quando nós nos interrogamos sobre o sentido das coisas e questionando o óbvio. A filosofia como “amor à sabedoria” tem como caracetrística intrínseca a atividade de questionação, de problematização, de querer saber a verdade e essa interrogação sendo um trabalho da razão pede respostas reacionais. Acresce que a interrogação e os problemas são o grande motor do conhecimento.

3 – é uma ativiadade racional. Só a razão procura e alcança a universalidade nas coisas, só a razão cria conceitos, ideias, teorias e leis – seja ao nível da filosofia, seja ao nível da ciencia. A experiência permite-nos conhecer os casos particulares, gerir o conhecimento prático do dia a dia e refutar as ideias gerais ou as teorias.
    1. Filosófias: III, IV, V
    1. É uma questão de facto, respondida de forma objetiva e com uma resposta não argumentada. A resposta a essa questão não tem alcance existencial.
    1. O que é o mal?
5
    1. b
    2. a
    3. a
    4. a
    5. b
    6. d
6 – Universal porque se aplica a todos os seres de uma classe // Universal porque pode ser partilhado entre os homens.

a) Nenhum homem é careca
b) Algumas canetas não escrevem azul

8.1 – conclusão
A) então …
B) Bobi ladra sempre que me vê
C) os alunos da turma tirarão boa nota
8.2
A) Dedutivo; B) Indutivo C) Dedutivo

9
verdade – V. L. da proposição. Depende da sua adequação à realidade, daí ser sempre uma frase declarativa.

validade – V.L. do argumento – depende do cumprimento das regras formais da lógica, no caso do argumento dedutivo. neste sabendo que as premissas são verdadeira temos a garantia da verdade da conclusão e sabemos que tendo uma conclusão falsa alguma das premissas é falsa - a não ser que seja inválido. Nos argumentos não dedutivos a validade resulta das premissas sustentarem consistentemente a conclusão, sendo que esta não resulta das premissas por necessidade lógica. como consequência a conclusão é sempre provável e apresenta margem de erro.

Sem comentários:

Enviar um comentário