quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Teste - 10.º ano

Teste de filosofia n.º 1 – 10.º Ano



Conceitos do domínio da lógica
- Definir conceito e termo
- Definir juízo e proposição
- Definir raciocínio e argumento
- Distinguir raciocínio dedutivo de raciocínio indutivo
- Enunciar uma característica da razão e do conhecimento racional
- Identificar o tema, o problema, a tese e os argumentos num discurso.
- Distinguir as características do conhecimento empírico das características do conhecimento racional
- Distinguir a verdade da validade.
- Distinguir conhecimento subjectivo de conhecimento objectivo.
- Distinguir Juízo Universal de Juízo particular.
- Distinguir juízo afirmativo de juízo negativo.
- Classificar as proposições como categóricas, hipotéticas ou disjuntivas.
- Distinguir realidade concreta de realidade abstracta.

Conteúdos específicos da unidade inicial
- Identificar questões filosóficas
- Caracterizar questões filosóficas
- Distinguir questões filosóficas de questões científicas e de questões vulgares
- Caracterizar a atitude filosófica.
- Distinguir o Objecto da filosofia do objecto das ciências;
- Distinguir o Método da filosofia do método das ciências;

a) definir filosofia – o que é a filosofia?
- a filosofia é um saber?
- a filosofia é uma actividade?
- a filosofia usa razão?
- a filosofia procura essências e o sentido? O sentido depende da essência?
- a filosofia analisa e constrói conceitos?

b) caracterizar a faculdade da razão humana
- quais as características de um conhecimento racional? E de um conhecimento empírico?
- a construção de conceitos é um processo racional? O conhecimento racional implica um processo de abstracção? Porquê?

c) caracterizar as questões filosóficas
- porque são abertas? O que significa dizer que são abertas?
- porque não se restringem aos factos e às leis?
- porque permitem várias respostas?
- porque têm de ser argumentadas?
- o que distingue as questões filosóficas de questões não filosóficas?

d) esclarecer o que é um objecto de conhecimento;

e) caracterizar a atitude filosófica;

f) problematizar e o valor da filosofia;

g) Quais os campos do saber filosófico?
- que estuda a gnoselogia?
- que estuda a ética?
- que estuda a filosofia política?
- que estuda a lógica?
- que estuda a metafísica?
- que estuda a estética?

h) - o que é um conhecimento subjectivo? E um conhecimento objectivo? - um conhecimento intersubjectivo é sempre subjectivo?


Texto A
Terá a filosofia objecto? (…). A filosofia só toma consciência de si praticando-se, visando um objecto.
(…) A filosofia começa quando nos interrogamos sobre o sentido do mundo ou da história, e na medida em que o sentido “faça sentido” implica já um fundamento e uma justificação: quando Spartacus se interroga se tem sentido trabalhar como trabalha, ou Oppenheimer de fabricar a bomba atómica, é sempre o homem que põe esta questão do sentido – do sentido – do sentido de todas as coisas - , esta questão que ecoa ao longo da aventura humana, e é no homem que a filosofia a encontra. (…).
Mikel Dufrenne, Pour l´homme
1 – Tendo em conta e usando o texto, defina filosofia.

Texto B
A filosofia, se bem que incapaz de nos dizer ao certo qual venha a ser a verdadeira resposta, às várias dúvidas que ele próprio invoca, sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. (…) Embora diminua, por consequência, o nosso sentimento de certeza no que diz respeito ao que as coisas são,(…) varre o dogmatismo, um tudo-nada arrogante dos que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da dúvida libertadora (...)
Russel, B. (1980), Os problemas da filosofia. Coimbra, Arménio Amado
2 – Com base no texto B, caracterize a atitude filosófica.
3 – Construa um texto argumentativo que discuta o valor da filosofia. Deve identificar a tese, os argumentos, os contra-argumentos e/ou objecções.

4 – Leia com atenção as seguintes questões:
a) Que elementos entram na composição da água?
b) O que é a liberdade?
c) Qual a temperatura do núcleo da terra?
d) O que é o tempo?
e) Pode o homem conhecer a realidade?
f) O pensamento depende da realidade ou a realidade do pensamento?
g) Como minorar os efeitos de um sismo sobre as habitações?
h) Para que vivemos?
4.1. Classifique as questões como filosóficas e não filosóficas.
4.2. Esclareça porque não é a seguinte questão uma questão filosófica: “a liberdade de expressão é um direito humano presente na Declaração Universal do Direitos Humanos?”
4.3. Transforme a questão anterior numa questão filosófica.
4.4. Formule uma questão filosófica do domínio da ética.

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