Teste
de filosofia n.º 1 – 10.º Ano
Conceitos do domínio da lógica
- Definir conceito e termo
- Definir juízo e proposição
- Definir raciocínio e argumento
- Distinguir raciocínio dedutivo de raciocínio indutivo
- Enunciar uma característica da razão e do conhecimento racional
- Identificar o tema, o problema, a tese e os argumentos num discurso.
- Distinguir as características do conhecimento empírico das características do conhecimento racional
- Distinguir a verdade da validade.
- Distinguir conhecimento subjectivo de conhecimento objectivo.
- Distinguir Juízo Universal de Juízo particular.
- Distinguir juízo afirmativo de juízo negativo.
- Classificar as proposições como categóricas, hipotéticas ou disjuntivas.
- Distinguir realidade concreta de realidade abstracta.
Conteúdos específicos da unidade inicial
- Identificar questões filosóficas
- Caracterizar questões filosóficas
- Distinguir questões filosóficas de questões científicas e de questões vulgares
- Caracterizar a atitude filosófica.
- Distinguir o Objecto da filosofia do objecto das ciências;
- Distinguir o Método da filosofia do método das ciências;
a)
definir filosofia – o que é a filosofia?
-
a filosofia é um saber?
-
a filosofia é uma actividade?
-
a filosofia usa razão?
-
a filosofia procura essências e o sentido? O sentido depende da
essência?
-
a filosofia analisa e constrói conceitos?
b)
caracterizar a faculdade da razão humana
-
quais as características de um conhecimento racional? E de um
conhecimento empírico?
-
a construção de conceitos é um processo racional? O conhecimento
racional implica um processo de abstracção? Porquê?
c)
caracterizar as questões filosóficas
-
porque são abertas? O que significa dizer que são abertas?
-
porque não se restringem aos factos e às leis?
-
porque permitem várias respostas?
-
porque têm de ser argumentadas?
-
o que distingue as questões filosóficas de questões não
filosóficas?
d)
esclarecer o que é um objecto de conhecimento;
e)
caracterizar a atitude filosófica;
f)
problematizar e o valor da filosofia;
g)
Quais os campos do saber filosófico?
-
que estuda a gnoselogia?
-
que estuda a ética?
-
que estuda a filosofia política?
-
que estuda a lógica?
-
que estuda a metafísica?
-
que estuda a estética?
…
h)
- o que é um conhecimento subjectivo? E um conhecimento objectivo? -
um conhecimento intersubjectivo é sempre subjectivo?
Texto
A
“Terá
a filosofia objecto? (…). A filosofia só toma consciência de si
praticando-se, visando um objecto.
(…)
A filosofia começa quando nos interrogamos sobre o sentido do mundo
ou da história, e na medida em que o sentido “faça sentido”
implica já um fundamento e uma justificação: quando Spartacus se
interroga se tem sentido trabalhar como trabalha, ou Oppenheimer de
fabricar a bomba atómica, é sempre o homem que põe esta questão
do sentido – do sentido – do sentido de todas as coisas - , esta
questão que ecoa ao longo da aventura humana, e é no homem que a
filosofia a encontra. (…).
Mikel
Dufrenne, Pour l´homme
1
– Tendo em conta e usando o texto, defina filosofia.
Texto
B
A
filosofia, se bem que incapaz de nos dizer ao certo qual venha a ser
a verdadeira resposta, às várias dúvidas que ele próprio invoca,
sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos
pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. (…) Embora
diminua, por consequência, o nosso sentimento de certeza no que diz
respeito ao que as coisas são,(…) varre o dogmatismo, um tudo-nada
arrogante dos que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da
dúvida libertadora (...)
Russel,
B. (1980), Os problemas da filosofia. Coimbra, Arménio Amado
2
– Com base no texto B, caracterize a atitude filosófica.
3
– Construa um texto argumentativo que discuta o valor da filosofia.
Deve identificar a tese, os argumentos, os contra-argumentos e/ou
objecções.
4
– Leia com atenção as seguintes questões:
a)
Que elementos entram na composição da água?
b)
O que é a liberdade?
c)
Qual a temperatura do núcleo da terra?
d)
O que é o tempo?
e)
Pode o homem conhecer a realidade?
f)
O pensamento depende da realidade ou a realidade do pensamento?
g)
Como minorar os efeitos de um sismo sobre as habitações?
h)
Para que vivemos?
4.1.
Classifique as questões como filosóficas e não filosóficas.
4.2.
Esclareça porque não é a seguinte questão uma questão
filosófica: “a liberdade de expressão é um direito humano
presente na Declaração Universal do Direitos Humanos?”
4.3.
Transforme a questão anterior numa questão filosófica.
4.4.
Formule uma questão filosófica do domínio da ética.
Sem comentários:
Enviar um comentário