Cotação
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VERSÃO
E
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1.
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10
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Texto
A
O
núcleo da filosofia reside em certas questões que o espírito
reflexivo humano acha naturalmente enigmáticas, e a melhor maneira
de começar o estudo da filosofia é pensar directamente sobre elas.
(…)
A
filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da
ciência, não assenta em experimentações nem na observação, mas
apenas no pensamento. E, ao contrário da matemática, não tem
métodos formais de prova. A filosofia faz-se colocando questões,
argumentando, ensaiando ideias e pensando em argumentos possíveis
contra elas e procurando saber como funcionam realmente os nossos
conceitos.
T.
Nagel, Que Quer Dizer Tudo Isto? Uma Iniciação à Filosofia, 1995
1
– Tendo em conta e usando o texto, esclareça em que consiste o
conhecimento filosófico.
Texto
B
A
filosofia, se bem que incapaz de nos dizer ao certo qual venha a ser
a verdadeira resposta, às várias dúvidas que ele próprio invoca,
sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos
pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. (…) Embora
diminua, por consequência, o nosso sentimento de certeza no que diz
respeito ao que as coisas são,(…) varre o dogmatismo, um tudo-nada
arrogante dos que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da
dúvida libertadora (...)
Russel,
B. (1980), Os problemas da filosofia. Coimbra, Arménio Amado
2
– Com base no texto B, caracterize a atitude filosófica.
Texto
C
Um
serviço inestimável prestada pela filosofia (…) reside no hábito,
por ela estimulado, de promover-se um julgamento imparcial
considerando-se todas as facetas de uma questão, e na ideia que ela
oferece do que seja a evidência e de que devemos buscar ou esperar
de uma prova. Pode ser esse um importante questionamento das
inclinações emocionais e das conclusões precipitadas, sendo
especialmente necessário, e com frequência negligenciado, em
controvérsias políticas. Se ambos os lados considerassem suas
diferenças políticas munidos de espírito filosófico, seria
difícil admitir a eventualidade de uma guerra. O sucesso da
democracia depende muito da habilidade dos cidadãos em distinguir um
bom de um mau argumento, não se deixando enganar por confusões. A
filosofia crítica estabelece um padrão ideal para o raciocínio
correcto e capacita quem a estuda a remanejar argumentos confusos.
Talvez seja esse a motivação pela qual Whitehead afirma, na
passagem acima citada, que "nenhuma sociedade democrática
poderá alcançar êxito sem que a educação geral que a inspire
exprima uma perspectiva filosófica".
3
– Explicite, a propósito do texto C, o problema, a tese e os
argumentos.
4
– Leia com atenção as seguintes questões:
a)
Que elementos entram na composição da água?
b)
É o homem um ser livre?
c)
Qual a temperatura do núcleo da terra?
d)
O que é o homem?
e)
Porque tem o homem valores?
f)
O pensamento depende da realidade ou a realidade do pensamento?
g)
Pode o homem conceber-se como ser estritamente individual?
h)
O que é a cultura?
4.1.
Classifique
as questões como filosóficas e não filosóficas.
4.2.
Esclareça
porque não é a seguinte questão uma questão filosófica: “a boa
aplicação da justiça é a principal uma preocupação do
ministério da justiça?”
4.3.
Transforme
a questão anterior numa questão filosófica.
4.4.
Formule
uma questão filosófica do domínio da estética.
5.
Caracterizámos Filosofia com quatro características. Atribua
a cada um dos temos as expressões que considera adequadas:
1.
Autonomia 2. Universalidade 3.
Radicalidade
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6.
Tendo em conta conceitos de natureza dada, natureza adquirida e de
instinto, cultura, esclareça a seguinte afirmação: “a acção é
decisiva para definir o que cada um é”.
7.
Tenha em consideração o seguinte texto – texto C
Só
é verdadeiramente humano o acto que o homem realiza enquanto homem,
isto é, o acto que em si próprio transporta a marca da sua
diferença específica. Ora, essa diferença é a razão ou, melhor
dizendo, a racionalidade. (...)
Estes
actos são, pois, próprios do homem, não apenas pela sua estrutura,
mas também pela maneira como dependem do agente e é por isso que
merecem, a título privilegiado, ser designados como actos humanos.
JOSEPH
DE FINANCE, Éthique Général., Roma: Presses
de I'Université Grégorienne, 1967, p. 31.
- Os actos humanos segundo o texto C, são próprios do homem “pela maneira como dependem do agente”. Esclareça esta afirmação.
- Indique a propósito de cada conceito quais as atribuições verdadeiras
8.1
Motivo é
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8.2.
A Vontade é
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- Esclareça a afirmação: não há acção sem motivo, mas há motivo sem acção.
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