quarta-feira, 9 de outubro de 2013

teste de filosofia - 10

Cotação


VERSÃO E
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Texto A
O núcleo da filosofia reside em certas questões que o espírito reflexivo humano acha naturalmente enigmáticas, e a melhor maneira de começar o estudo da filosofia é pensar directamente sobre elas. (…)
A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência, não assenta em experimentações nem na observação, mas apenas no pensamento. E, ao contrário da matemática, não tem métodos formais de prova. A filosofia faz-se colocando questões, argumentando, ensaiando ideias e pensando em argumentos possíveis contra elas e procurando saber como funcionam realmente os nossos conceitos.
T. Nagel, Que Quer Dizer Tudo Isto? Uma Iniciação à Filosofia, 1995
1 – Tendo em conta e usando o texto, esclareça em que consiste o conhecimento filosófico.

Texto B
A filosofia, se bem que incapaz de nos dizer ao certo qual venha a ser a verdadeira resposta, às várias dúvidas que ele próprio invoca, sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. (…) Embora diminua, por consequência, o nosso sentimento de certeza no que diz respeito ao que as coisas são,(…) varre o dogmatismo, um tudo-nada arrogante dos que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da dúvida libertadora (...)
Russel, B. (1980), Os problemas da filosofia. Coimbra, Arménio Amado
2 – Com base no texto B, caracterize a atitude filosófica.

Texto C
Um serviço inestimável prestada pela filosofia (…) reside no hábito, por ela estimulado, de promover-se um julgamento imparcial considerando-se todas as facetas de uma questão, e na ideia que ela oferece do que seja a evidência e de que devemos buscar ou esperar de uma prova. Pode ser esse um importante questionamento das inclinações emocionais e das conclusões precipitadas, sendo especialmente necessário, e com frequência negligenciado, em controvérsias políticas. Se ambos os lados considerassem suas diferenças políticas munidos de espírito filosófico, seria difícil admitir a eventualidade de uma guerra. O sucesso da democracia depende muito da habilidade dos cidadãos em distinguir um bom de um mau argumento, não se deixando enganar por confusões. A filosofia crítica estabelece um padrão ideal para o raciocínio correcto e capacita quem a estuda a remanejar argumentos confusos. Talvez seja esse a motivação pela qual Whitehead afirma, na passagem acima citada, que "nenhuma sociedade democrática poderá alcançar êxito sem que a educação geral que a inspire exprima uma perspectiva filosófica".
3 – Explicite, a propósito do texto C, o problema, a tese e os argumentos.

4 – Leia com atenção as seguintes questões:
a) Que elementos entram na composição da água?
b) É o homem um ser livre?
c) Qual a temperatura do núcleo da terra?
d) O que é o homem?
e) Porque tem o homem valores?
f) O pensamento depende da realidade ou a realidade do pensamento?
g) Pode o homem conceber-se como ser estritamente individual?
h) O que é a cultura?
4.1. Classifique as questões como filosóficas e não filosóficas.
4.2. Esclareça porque não é a seguinte questão uma questão filosófica: “a boa aplicação da justiça é a principal uma preocupação do ministério da justiça?”
4.3. Transforme a questão anterior numa questão filosófica.
4.4. Formule uma questão filosófica do domínio da estética.

5. Caracterizámos Filosofia com quatro características. Atribua a cada um dos temos as expressões que considera adequadas:
1. Autonomia 2. Universalidade 3. Radicalidade
  1. capacidade de cada um dar a si a lei.
  2. ser passivo face ás ideias do outro.
  3. pensar por si.
  4. aplicar a sua força.
  5. um saber dependente.
  6. uma característica inata do homem.
  7. próprio do conhecimento dos sentidos.
  8. entendimento entre todos.
  9. é da natureza partilhável das ideias dos filósofos.
  1. ir à raiz
  2. questionar indefinidamente;
  3. questionar o fundamento da(s) realidade(s);
  4. produzir afirmações que vão contra a norma;
  5. discutir tudo;
  6. pensar a origem das coisas.
  7. um pensamento que a todos diz respeito.
  8. é objectividade;
  9. é conhecimento absoluto.

6. Tendo em conta conceitos de natureza dada, natureza adquirida e de instinto, cultura, esclareça a seguinte afirmação: “a acção é decisiva para definir o que cada um é”.

7. Tenha em consideração o seguinte texto – texto C
Só é verdadeiramente humano o acto que o homem realiza enquanto homem, isto é, o acto que em si próprio transporta a marca da sua diferença específica. Ora, essa diferença é a razão ou, melhor dizendo, a racionalidade. (...)
Estes actos são, pois, próprios do homem, não apenas pela sua estrutura, mas também pela maneira como dependem do agente e é por isso que merecem, a título privilegiado, ser designados como actos humanos.
JOSEPH DE FINANCE, Éthique Général., Roma: Presses de I'Université Grégorienne, 1967, p. 31.
    1. Os actos humanos segundo o texto C, são próprios do homem “pela maneira como dependem do agente”. Esclareça esta afirmação.

  1. Indique a propósito de cada conceito quais as atribuições verdadeiras
8.1 Motivo é
  1. uma quase-causa;
  2. impulsionador;
  3. justificativo;
  4. esclarecedor;
  5. incontrolável;
  6. uma imposição
8.2. A Vontade é
  1. desejar algo;
  2. faculdade de decidir;
  3. um apetite;
  4. importante nos comportamentos automáticos;
  5. independente da consciência;
  6. um poder capaz de forçar os outros

    1. A Consciência é
  1. uma condição necessária mas não suficiente para que haja acção;
  2. a capacidade de ter presente na mente o que queremos;
  3. ter noção da intenção;
  4. é central em toda a conduta humana.
  5. É conhecer;
  6. É essencial nos actos do homem.

    1. O agente é
  1. qualquer pessoa em qualquer situação;
  2. ou pode ser um animal
  3. que concebe
  4. quem age
  5. o responsável
  6. quem faz mesmo que não conceba;
.

  1. Esclareça a afirmação: não há acção sem motivo, mas há motivo sem acção.

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