segunda-feira, 16 de março de 2009

trabalho de 10.º Ano - a multiculturalidade em questão

Objectivos específicos:
- analisar as diferentes posições acerca da multiculturalidade
- discutir a posição do relativismo cultural;
- problematizar a possibilidade de critérios valorativos universais;

Pressuposto/Condição: escolher um tema/problema que, sendo concreto e vivido, tenha despertado posições contrárias ou disputa argumentativa e filosófica e que tenha implicações na discussão axiológica (tábua de valores e natureza dos valores) na discussão da noção e alcance da liberdade, na discussão acerca de critérios valorativos universais e, sobretudo, que ponha em relevo o tema da multiculturalidade e o problema do relativismo cultural e moral.

Sugestão de percurso:
- Apresentar sucintamente o tema
- apresentar razões para a sua escolha;
- mostrar como se constitui em problema
- apresentar respostas diferentes face ao tema/problema
- apresentar os argumentos defensores de cada tese
- apresentar objecções e contra-argumentos.
- discutir e problematizar os argumentos (pelo seu alcance, a sua possível invalidade (falácias),...)
- concluir tomando posição e/ou concluir considerando a importância do tema/problema no mundo actual ou para a sua formação.

§ Para desenvolver o trabalho deve mobilizar conhecimentos, relacionando as diferentes temáticas abordadas: por isso pode desenvolver o trabalho aduzindo temas paralelos que podem ter/ têm implicações: liberdade; hierarquia de valores; natureza dos valores; acção humana; juízos de valor; valores universais;
§ Pode socorrer-se (desde que sejam logicamente validos de argumentos de oriundos de diversos campos do saber e da actividade humana: filosófico, científico, religioso, estatístico, factuais, antropológico.
§ Pode usar imagens.

Sugestões de Temas/problema:
A. – A mutilação genital feminina
B. – O caso do véu islâmico nas escolas de França;
C. – Os touros de morte em Barrancos
D. – A mulher numa sociedade desigual
E. – Minorias étnicas/culturais em Portugal,...
F. ...

Bibliografia
Como ponto de partida – bibliografia base:
Rachels, James (2004). Capítulo 2 – O desafio do relativismo cultural. In Rachels, James (2004) fotocópias.
Manual adoptado, pp. 114-119; 120-125.
Bibliografia de apoio:
Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes. Lisboa: Piaget, capítulo 5 – biblioteca da Escola
Savater, Fernando (2000) Política para um jovem: Lisboa: Presença
McLaren, Peter (1997) Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez editora, cap. 3, pp. 105-125.
Sites: http://dossiers.publico.pt/dossier.asp?idCanal=967 (mutilação genital feminina); ONU; UNESCO; UNICEF; Minorias étnicas; ...

Calendarização: entrega do trabalho escrito: 25 de Fevereiro; apresentação e defesa do trabalho: semana 01/03/08
Número de páginas: corpo de expositivo/argumentativo do trabalho: 2 – 4. Sem limite: anexos.
Avaliação:
- Trabalho escrito – equivalente a um teste (defesa oral: 50%)
- Apresentação e exposição – a inclui na qualidade da participação em contexto de aula
- preparação do trabalho: a incluir no trabalho de aula

a) critérios de análise do trabalho escrito:
- todos os que se incluem na dimensão das aprendizagens especificas da disciplina;
- todos os que se incluem na dimensão das aprendizagens transversais.

b) critérios de análise da apresentação oral:
- Rigor discursivo e conceptual;
- Inteligibilidade e clareza da apresentação
- cumprimento do tempo de apresentação

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