quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Retórica do Discurso Publicitário

  


Tese: beber Sumol é o que se deve fazer.
Objectivo: associar a marca a uma série de valores presentes na imagem e no texto.

Auditório – Público-alvo: jovens adolescentes

Ethos:
- A marca reconhecida;

- a sensação e ideia de liberdade;
- a ideia de “ser natural
- a vida com os amigos - amizade

 
Pathos:
- a frescura (alegria) presente na agitação das ondas e no movimento dos corpos;

- A ideia de actividade natural de gente que vive a vida com intensidade.

 Logos:
- “Um dia o mais provável é deixares de remar contra a corrente – quando esse dia lhe chegares não lhe fales” – interpretação: o mundo dos adultos é o do conformismo e do convencional. Ser adulto é inevitável, mas o espírito pode ser sempre de inconformismo e de originalidade – e também de autenticidade..

- SER JOVEM É SER INCONFORMADO E AUTÊNTICO e BEBER SUMOL É SINÓNIMO DE INCONFORMISMO E AUTENTICIDADE, ENTÃO SUMOL É A NOSSA  BEBIDA -  QUE NOS DEFINE (AUTO-CONCEITO) QUE NOS REPRESTENTA e DEFINE A NOSSA IMAGEM (SOCIAL).

Falácias:
Contradição no discurso entre o “provável é deixares de remar” – que significa conformismo futuro e “quando esse dia chegar não lhe fales” – que significa o inverso: inconformismo futuro. Então o anúncio diz algo  e o seu contrário.

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