sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A natureza humana e a axiologia


“O trabalho educativo exerce-se, na pureza do conceito, exclusivamente sobre o
homem. Não se educa uma planta ou um animal. O único ser vivo educável e sobre o qual se
trabalha educativamente é o homem. Há necessariamente uma ideia ou modelo de homem
subjacente a toda a actividade educativa. O homem é o único ser que conhecemos que se
trabalha a si mesmo sobre uma ideia de si mesmo para realizar em si essa ideia. Ou seja: o
homem é o único ser sobre a Terra que quer ser outro para ser ele mesmo. O homem é, pois,
para si mesmo um valor. É o valor que reconhece ser que ele quer realizar com a educação.
Basta esta análise para provar a verdade da proposição: não há educação sem valores. Ou
seja, dito pela positiva: a educação é um processo que visa a realização do educando como
valor para si mesmo.
Este é, pois, o fundamento axiológico do homem: a sua actividade axiológica começa
pelo valor que dá a si mesmo.


MANUEL PATRÍCIO, “Educação, Valores e Vocações”, in AAVV, Educação Pluridimensional e Escola Cultural. Actas do I Congresso da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, Évora, Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, 991, p. 67.

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