sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Filosofia no Cinema

FERNANDO MENDONÇA*
“O cinema é a forma contemporânea da arte”
Marilena Chauí

INTRODUÇÃO
Por que estudarei aqui a filosofia no cinema, e não o cinema na filosofia?
Elaborei o tema de modo que o cinema ocupe a posição de objeto fundamental para
estudo e dele a filosofia se torne ponto de apoio. No cinema, a filosofia surgirá como
conseqüência, proveniente dos pensamentos do diretor.
Analisarei temáticas diversas formulando ligações com filmes e filósofos, até o
ponto principal que será uma análise particular do filme “2001-Uma Odisséia no
Espaço”(Kubrick,1968); também nesse filme conectarei os temas diversos para que
haja um fio condutor entre os pensamentos. Como não poderia deixar de ser, minha
opinião estará freqüentemente presente em tudo que será abordado. Citarei uma lista de
filmes no decorrer do trabalho em que se baseia meu estudo filosófico.
Seria muito fácil partir em busca de uma análise em filmes como “O Nome da
Rosa”(Annaud,1986) que trazem a filosofia estampada para que qualquer um a possa
identificar, portanto, não foi esse o caminho que escolhi. Quero fazer deste trabalho um
guia para filmes que aparentem ser mero entretenimento, ou de valor exclusivamente
artístico. Nessas obras há filosofia. Pois ela não existe apenas nos que a declaram
abertamente, mas há casos em que a filosofia está na essência de algo que parece
despretensioso.

Continua...  http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/17.pdf

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